Você está aqui: Página Inicial / GDUCC - Grupo de Diálogo-Universidade-Cárcere

GDUCC - Grupo de Diálogo-Universidade-Cárcere

EDITAL 002/2017-GDUCC

 

 

O Professor Doutor Alexandre Ribas de Paulo, Coordenador do Projeto de Extensão no 3488/2016, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), intitulado Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (GDUCC), considerando as atividades previstas para o segundo semestre do ano letivo de 2017, resolve TORNAR PÚBLICO o que segue:

 

            1o – O Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (GDUCC) é um Projeto de Extensão que tem por finalidade a promoção de encontros e diálogos autênticos, simétricos, horizontais e transdisciplinares entre universitários, pessoas da comunidade e pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade, visando construir uma “ponte” entre pessoas da sociedade livre e pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), Casa de Custódia de Maringá (CCM) e Cadeia Pública de Maringá (9ª SDP). 

 

            2o – O GDUCC é realizado por meio de encontros contando com dinâmicas teóricas (comunidade) e práticas (comunidade e encarcerados) que permitam a reflexão e consciência crítica com a promoção de mútuo conhecimento entre os integrantes, visando reconstruir o diálogo entre diversos segmentos sociais segregados pela lei penal.

 

3o – Não se intenta, com o GDUCC, uma melhoria do cárcere, mas proporcionar a diminuição dos efeitos da prisionização das pessoas privadas de liberdade, promovendo amadurecendo das relações sociais entre presos, estudantes e membros da comunidade e a inclusão social dos internos em sua dimensão subjetiva.

 

            4o – Para tanto, serão realizados 4 encontros teóricos, abertos à toda comunidade maringaense, nos dias 05; 12; 19 e 26 de setembro, com início às 14h00min e término previsto para às 17h00min, todos no Anfiteatro do Bloco D-34 do campus sede da UEM, onde serão explicadas as regras do GDUCC e, também, debatidos textos selecionados que deverão ser lidos pelos participantes para consolidação da base teórica.

 

            5o – No dia 05 de setembro serão feitas as inscrições dos interessados no local e esclarecidos os critérios e procedimentos de seleção das pessoas que participarão dos encontros práticos na Penitenciária Estadual de Maringá; na Casa de Custódia de Maringá (CCM) ou na Cadeia Pública da 9ª SDP – Subdivisão Policial de Maringá junto com as pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade; estas previamente selecionados pela sua Diretoria correspondente.

 

            6o – Estão previstos 10 encontros práticos por grupo de pessoas do GDUCC na PEM (10 vagas) e 10 encontros na CCM (10 vagas), todos semanais, nas terças-feiras à tarde, entre os dias 03 de outubro a 05 de dezembro de 2017. Haverá transporte – ônibus da PEM – para o translado dos participantes, partindo às 14h00min do campus sede da UEM (na Avenida Colombo em frente à Reitoria) até a PEM e a CCM, com retorno previsto a partir das 17h00min.

 

            7o – Estão previstos 8 encontros práticos por grupo de pessoas do GDUCC na Cadeia Pública da 9a SDP (05 vagas) com as mulheres privadas de liberdade, semanais, nas quintas-feiras, entre os dias 05 de outubro e 07 de dezembro com início às 14h00min e término às 16h00min. Nesse caso, os participantes deverão ir diretamente ao local de realização do GDUCC, sem apoio de transporte fornecido pelas instituições envolvidas no Projeto.

 

            8o – Somente serão selecionadas para os encontros práticos as pessoas que participarem efetivamente de todos os encontros teóricos, cujos textos serão disponibilizados aos que efetuarem inscrição no encontro do dia 05 de setembro de 2017 e, também, que assumam o compromisso escrito de irem em todos os encontros práticos do GDUCC, visto que os grupos devem ser simétricos em todo o desenvolvimento do projeto.

 

            9o – Não serão selecionadas para os encontros práticos do GDUCC, por parte da Universidade-Comunidade: I) pessoas menores de idade; II) pessoas que possuam algum tipo de parentesco ou que, por qualquer motivo, possuam interesses particulares com as pessoas privadas de liberdade nos locais de desenvolvimento do projeto; III) pessoas que possuam cadastro nos sistemas de informação do DEPEM; IV) pessoas que estejam em cumprimento de qualquer tipo de pena criminal e; V) pessoas que estejam respondendo a processos criminais.

 

            10o – Não serão selecionadas pessoas que já tenham participado do GDUCC no ano de 2017; excluídas as pessoas indicadas para a subcoordenação do projeto.

 

            11o – A critério da coordenação, poderão ser dispensadas dos encontros teóricos as pessoas que já o realizaram em sua integralidade no Projeto do GDUCC da UEM no ano de 2016, mas deverão comparecer pessoalmente para efetuar a inscrição no dia 05 de setembro de 2017.

 

12o – Eventuais dúvidas serão esclarecidas durante as reuniões ou pelo e-mail: gduccmaringa@hotmail.com

 

 

Maringá (PR), 21 de agosto de 2017.

 

 

 

Alexandre Ribas de Paulo

Coordenador do GDUCC