Notícias

Notícias relacionadas ao curso de Direito na Universidade Estadual de Maringá - UEM.

UEM lança protocolo para proteção e combate à violência contra a mulher (2023)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou o protocolo “ContrAbuso”, nesta quarta-feira (8). O principal objetivo é contemplar mulheres em várias situações de violência sexual, esclarecer possíveis encaminhamentos jurídicos dentro da universidade, assim como procedimentos disciplinares e medidas administrativas que devem a serem adotados.

A portaria tem o sugestivo número 190/2023. Entre os objetivos estão disponibilizar ferramentas necessárias para enfrentar comportamento discriminatórios ou barreiras de acesso a um procedimento formal justo e eficaz, assim como evitar que mulheres atendidas sofram violência institucional ao denunciarem casos de agressões. Visa oferecer, ainda, atendimento integral, isto é, a integração dos serviços disponíveis às vítimas.

A minuta de protocolo foi elaborada pelo projeto de mesmo nome, “ContrAbuso”, criado na UEM em 2019, e buscou definir e executar ações na luta contra a violência sexual, sob a coordenação das professoras Carolina Laurenti, do Departamento de Psicologia (DPI), e Isadora Vier Machado, do Departamento de Direito Público (DDP).

O documento, baseado no trabalho de conclusão do curso de Direito da UEM, defendido pela estudante Marina Andrade Batista, aponta os procedimentos necessários que a UEM deve adotar para sistematizar e priorizar uma tomada decisões em relação ao atendimento de mulheres em situação de violência de gênero na universidade, amparada inclusive em parâmetros jurídicos.

Notícia publicada (2023), em Agência Estadual de Notícias - PR

Direito da UEM foi o que mais aprovou para a OAB na última década (2020)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi a instituição de ensino superior que mais aprovou egressos do curso de Direito no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos últimos 10 anos, de acordo com levantamento sobre a aplicação unificada do concurso de 2010 a 2019.

O relatório “Exame de Ordem em Números”, lançado pela OAB Nacional e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), para celebrar os 10 anos de aplicação unificada da prova, coloca o curso de Direito da UEM com 64,1% do total dos inscritos no período.

Notícia publicada por Paulo Pupim (2020), em Assessoria de Comunicação Social - UEM.

50 anos do Curso de Direito (2016)

No ano de 2016, o Curso de Direito da UEM celebrou seu jubileu de ouro.

Várias atividades comemorativas foram executadas para marcar a data, dentre elas: um Simpósio; um Baile de Gala; o lançamento de um Selo impresso pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT); e o lançamento de placas alusivas aos 50 anos. Em relação às placas, destacam-se: a afixada defronte ao D-34, marcando os 50 anos do Curso na Instituição; e a afixada no térreo do bloco, que registra oficialmente a inauguração do bloco D-34, construído na década de 1980.